top of page
Médico usa a tabuleta digital

História

AMB-PB
Associação Médica Paraibana

A Associação Médica Brasileira é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 26 de janeiro de 1951, cuja missão é defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira. A entidade, presidida atualmente por César Eduardo Fernandes, possui 27 Associações Médicas Estaduais e 396 Associações Regionais. Compõem o seu Conselho Científico Sociedades de Especialidade que representam as especialidades reconhecidas no Brasil.


Buscando o aprimoramento científico e a valorização profissional do médico, desde 1958, a AMB concede Títulos de Especialista aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas. Por meio de sua Comissão Nacional de Acreditação, a AMB também trabalha na atualização dos Títulos, administrando os créditos necessários.


A AMB tem atuado junto ao Ministério da Educação e no Congresso Nacional para combater a abertura de cursos de Medicina de má qualidade e rever as autorizações de funcionamento dos hoje existentes. Uma faculdade qualificada precisa ter requisitos básicos como: corpo docente capacitado na área médica, oferta de vagas de residência, unidades próprias de internação, ambulatorial e de emergência, centros cirúrgicos e obstétricos.
Desde 2000, a AMB elabora as Diretrizes Médicas baseadas em evidências científicas com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o médico na decisão clínica de diagnóstico e tratamento. As Sociedades de Especialidade filiadas à AMB são responsáveis pela elaboração do conteúdo informativo e do texto da diretriz.


O Programa de Educação Médica Continuada (EMC) atualiza e democratiza o conhecimento científico. É gratuito, a distância e aberto à participação de todos os médicos brasileiros. O Programa é uma enorme contribuição à classe médica nacional, que beneficia diretamente a assistência à saúde da população brasileira.


Por meio da Comissão de Assuntos Políticos, a AMB tem participado ativamente do Projeto de Lei 268/02, que regulamenta a Medicina. O projeto foi apresentado no Senado em 2002 e aprovado em 2006, quando seguiu para a Câmara Nesta casa,  o texto foi aprovado em 2009, mas com uma redação modificada, retornando ao Senado, onde tramita agora. O PLS define o que é o ato médico, sua abrangência e limites. Além disso, fortalece o conceito de equipe de saúde, pois respeita as esferas de competência de cada profissional.


Elaborada e revista continuamente pela AMB, CFM e Sociedades de Especialidade, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) relaciona todos os procedimentos médicos comprovados cientificamente, tornando-se referencial para a oferta de saúde de qualidade.


Ao lado da representação médica junto às operadoras de plano de saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Associação Médica Brasileira tem ainda trabalhado no Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei 3466/04 , que considera a CBHPM como referencial na fixação da remuneração do médico no sistema suplementar.A AMB também integrou a Comissão responsável por elaborar o Plano de Cargos, Carreira e Valorização do Médico (PCCV) para que as entidades médicas possam negociar implantação nos estados e municípios.A entidade possui três canais de comunicação com o médico: JAMB, RAMB e portal AMB.

 

Desde 1958, o Jornal da Associação Médica Brasileira (JAMB) enfoca os desdobramentos da política médica e divulga notícias das associações estaduais e das sociedades de especialidade. Já a Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB), editada desde 1954, foi ampliando sua área de influência: além de ser filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e a Associação Nacional das Editoras de Publicações (ANATEC), é indexada às bases de dados Scielo, Index Copernicus, LILACS, MEDLINE e Qualis B Internacional CAPES.

 

A indexação em todas estas bases é uma garantia de qualidade do que é publicado e representa uma maior penetração das informações dentro da comunidade. Na internet, a AMB é representada pelo portal www.amb.org.br. O site é atualizado diariamente com notícias, comunicados e notas oficiais.

 

A AMB atua ainda no Mercosul e, ao lado do CFM, integra a Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel). Ocupa também duas vagas no Conselho Diretor da Associação Médica Mundial e é membro-fundadora da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

bottom of page